quinta-feira, 23 de abril de 2009

Apenas mais grandes e sábias palavras de Clarice


"Minha força está na solidão.
Não tenho medo nem de chuvas tempestivas
nem de grandes ventanias soltas,
pois eu também sou o escuro da noite.
Sou o que quero ser,
porque possuo apenas uma vida
e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.
Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce,
dificuldades para fazê-la forte,
Tristeza para fazê-la humana,
esperança suficiente para fazê-la feliz,
e nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
e não me alcanço.
Posso ser leve como uma brisa
ou forte como uma ventania.
Depende de quando e como você me vê passar.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas,
elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos...
Tenho uma alma muito prolixa
e uso poucas palavras.
Sou irritável e firo facilmente.
Também sou muito calmo e perdôo logo.
Não esqueço nunca.
Mas há poucas coisas de que eu me lembre.
Há impossibilidade de ser além do que se é -
no entanto eu me ultrapasso
mesmo sem o delírio,
sou mais do que eu, quase normalmente -
tenho um corpo e tudo que eu fizer
é continuação de meu começo.
A única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo..."

Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário