sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

“RUBÃO ME VÊ DUAS FANTAS!!!”



A verdadeira história Rúbio Cerqueira o vendedor de cachorro-quente que virou um mito na cidade

A cidade de Uberaba é um grande aglomerado de “figuras”, que acabam fazendo parte da vida dos moradores, sem contar que alguns deles acabam virando o alvo de gozações antológicas, mas quando tudo não passando de brincadeiras bem aceitas tanto pelo lado do gozado, quanto do gozador, não é que a história fica até divertida?

Uma das tantas histórias e mitos de Uberaba é o caso do “Rubão e duas fantas”. Para quem ainda não conhece, Rúbio Cerqueira tem uma barraquinha de cachorro quente localizada na Av. Dr. Fidélis Reis, mais precisamente na calçada da loja Instala Som, há mais de 11 anos... A história do apelido “Rubão e duas fantas” se baseia no seguinte “causo”: estava lá o Rubão fazendo, como sempre, seus cachorros quentes, quando de repente chega um “travesti” e pede duas fantas, detalhe: o cliente estava sozinho. Com uma pulguinha atrás da orelha, Rubão pega as duas Fantas, mas não se contém em perguntar, “Por que duas Fantas?” (coitadinho, deveria ter segurado mais sua curiosidade!). Então, o travesti responde sem a mínima cautela: “Uma pra mim e a outra pra você!”.

A história das duas Fantas já deu tanta repercussão, que já montaram até uma página no orkut em sua homenagem. Na verdade, não é precisamente uma homenagem, mas uma gozação mesmo, já que está virando uma tradição entre as pessoas, que passam na porta de seu lanchinho, gritar : “Ô Rubão, me vê duas fantas!!!” _e a única reação do pobre trabalhador é a de dar uma “banana”caprichada para os engraçadinhos.

Mas o que muitos não sabem é que, às vezes, zoam com a pessoa errada. Na mesma avenida, só que no começo, também há um lanchinho e acabam gritando para o “Rubão” errado. Pensando nisso, um grupo de estudantes da Uniube fez um vídeo mostrando o falso e o verdadeiro “Rubão e duas fantas”, e para a alegria de Rúbio publicaram no site You Tube. Os mesmos estudantes, como se não bastasse, ainda fizeram um blog em sua homenagem, o Rubão está ficando famoso mesmo!

"Falem bem ou falem mal, falem de mim!"

A verdadeira história das duas fantas

Rubão é uma pessoa muito carismática e cultiva amizades que muitas vezes começam lá mesmo no lanche. Logo que cheguei, ele já foi me recepcionar perguntando se eu gostaria de um cachorro-quente. Muitos de seus clientes nem saem do carro, apenas ficam esperando lá mesmo. Outros vão até o lanchinho apenas para dar um “oi”. Quando falei que se tratava de um entrevista para uma edição especial do Revelação sobre os personagens mais populares do centro de Uberaba, ele ficou surpreso, um pouco envergonhado, “Mas vocês não vão me zoar no jornal né?”, mas reagiu muito bem às perguntas. O curioso é que, no momento em que cheguei, estava sentado um grupo de amigos e eles comentavam justamente a história das duas Fantas. Mas quando viram que o Rubão seria entrevistado… começou uma zoação total no local! E Rubão fez questão de me contar a verdadeira versão do “Rubão e duas Fantas”.

Segundo Rubão, a história que virou mito, não é uma versão verdadeira, e não passa de uma brincadeira. Sentado em uma mureta em seu lanchinho, ele começa contar que com 4 meses de inauguração do lanche, era época de Carnaval na cidade. Chegaram dois gays e pediram duas Fantas. Os dois comeram o famoso cachorro-quente e beberam suas Fantas. Rubão, como sempre muito atencioso com seus clientes, não lhes faltou com atenção. Porém essa atenção foi alvo de ironia por alguns de seus "amigos" que estavam no local, e a partir daí começaram com a brincadeira. Logo os clientes foram modificando a história e a tornando cada vez mais popular. "Falem bem ou falem mal, falem de mim!", é o que diz Rubão sobre o que acha da história. Ele diz que o movimento do lanche não aumentou muito, mas que muitas pessoas que chegam vão para conhecê-lo e assim acabam comendo o famoso "venenoso cachorro-quente". Venenoso? Sim, venenoso, esse é mais um apelidinho que vai para a coleção do Rubão. O cachorro “venenoso” é pelo fato de ter duas salsichas e conter outros generosos ingredientes.

A culpa é do japonês

Dizem as más línguas que Rubão tem uma certa “rivalidade” com outro dono de lanchinho, o Japão, e que sempre surge uma rixa entre os dois… “Puro blábláblá”, diz Rubão. “O Japão é muito meu amigo, crescemos juntos. Se não fosse ele eu nem estaria aqui”, diz.

Rúbio Cerqueira, vulgo Rubão, é p

aranaense, de Apucarana, que fica a 60km de Londrina. Em sua infância conheceu Japão, (isso mesmo, o Japão!), que muitos falam ser seu rival, brincavam juntos quando pequenos e, quando crescidos, Japão mudou-se para Uberaba, aonde veio tomar conta de um trailer de lanche de seus irmãos. Um dia, quando Japão voltou a Apucarana, eis que surge o convite. “O Japão me perguntou se eu queria trabalhar com ele, ele buscou minhas coisas e eu vim!”. Rubão trabalhou com Japão durante 1 ano e meio, até montar seu próprio lanchinho.

Há mais de 11 anos seu ponto permanece no mesmo local. Ele conta que fora os amigos, na cidade só tem sua família. Rubão

é casado há 23 anos e tem dois filhos, um rapaz de 20 e uma moça de 17.

“Tudo o que conquistei, foi com muita força de vontade. Sempre fiz tudo com muito carinho, para ficar bom. Eu gosto do que faço”, diz Rubão.

“Dá a salsichinha pra ela, Rubão!”

Rubão em:Um caso de amor platônico

E para quem acha que já sabe tudo sobre o Rubão, está enganado. Sua habilidosa prática de fazer seus saborosos cachorros-quentes é apenas uma das qualidades que fazem do Rubão um “arrebenta corações” na cidade. Olha que eu não estou mais falando do caso do travesti das duas Fantas!

Rubão com seu carisma irresistível acabou conquistando outra figurinha de Uberaba. Alguém se lembra da dançarina mais simpática do calçadão? Pois é ela mesma, a não menos famosa, Bebel.

Bebel está cada dia mais apaixonada por Rubão, sua dedicação é tanta que sempre que pode dá uma passadinha no lanche, para vê-lo trabalhar, ganhar uma salsichinha e, claro, vigiar seu partido das mais assanhadas.

Mesmo exausta de tanto dançar o dia todo, ela arruma disposição para ficar admirando seu amado, com direito a declarações e tudo! “Bubão meu amor, paixão da minha vida!” imita Rubão, quanto às declarações. “Ela acha mesmo que é minha namorada!” diz Rubão. “Mas isso não passa de uma brincadeira”: Ele relembra que é casado e, além disso, respeita muito a Bebel.

4 comentários:

  1. Poxa muito legal seu post, achei ele pelo google, eu procurando o endereço do japão hahaha
    Eu já conhecia história toda, e foi muito bem contada por você aqui.
    Eu sou cliente tão fiel do Rubão que não sei nem o endereço do japão.
    Realmente ele é uma figura, vou passar lá agora pra pedir "Duas Fantas" e falar que hoje estou indo na concorrência hahha. Preciso ir visitar o figura, sempre rende boas risadas. Parabéns pelo blog, e obrigado por citar o meu nos links de homenagens. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria muito de saber qual o paradeiro dele! Dizem que ganhou na loteria e se mudou. Será verdade, Dani?

    ResponderExcluir